07 de maio de 2016

DIA DAS MÃES

DIA DAS MÃES
DIA DAS MÃES

A idéia de homenagear as Mães remonta à Grécia Antiga quando se prestavam homenagem a deusa Reia, mãe comum de todos os seres.

Os romanos, também politeístas, faziam este tipo de celebração e festejos por três dias homenageavam a Cibele, mãe dos deuses.

A comemoração tomou um caráter cristão nos primórdios do Cristianismo, como uma celebração a Virgem Maria – Mãe de Jesus.

Mais próximas às comemorações atuais, encontramos referencias na Inglaterra do século XVII.

Nos Estados Unidos, a idéia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta em 1904, por Anna Jarvis que queria homenagear sua mãe, um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. A data foi oficializada, nos Estados Unidos em 1914.

No Brasil, Getúlio Vargas assinou um decreto em 1932, oficializando a comemoração do Dia das Mães no segundo domingo de maio.

Mais do que um dia para presentear e homenagear as mães, as nossas mães, também é um dia para agradecermos a Deus, a Nossa Senhora e à mulher que teve a coragem de nos trazer à vida.

Num tempo em que o papel da mulher vem sendo questionado e reavaliado; o “Dia das Mães” nos ajuda a refletir sobre o primeiro chamado a todas as Mulheres – a Maternidade.

Toda mulher é genitora em sua essência. Somos chamadas a exercer nossa maternagem, a exemplo da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

O SIM de Maria ao chamado de Deus Pai trouxe vida nova à humanidade.

Por intermédio da Mãe de Deus e nossa Mãe, peçamos a Deus PAI que abençoe a todas as Mães: biológicas e adotivas, tias. Avós, professoras, religiosas... Abençoa a todas as mulheres que passaram por nossas vidas como educadoras, como “mães”.

Senhor, dai a todas as mulheres, a coragem para exercerem a maternidade e seu papel de educadoras em todos os âmbitos e estados de vida.

Vagner e Márcia Urias

V Curso – Regional São Paulo

Clique para abrir o PDF