- A Alegria vem ao nosso encontro neste 3º Domingo do Advento
- A Alegria vem ao nosso encontro neste 3º Domingo do Advento
- A Alegria vem ao nosso encontro neste 3º Domingo do Advento
A Alegria vem ao nosso encontro neste 3º Domingo do Advento
A Alegria vem ao nosso encontro neste 3º Domingo do Advento
Neste terceiro domingo do advento, a nossa esperança na vinda do Messias se transforma em uma verdadeira alegria.
Como diz o Profeta Isaías (Is 35, 1-6.10): “O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria”. Dizei àqueles que têm o coração perturbado: "Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos. Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo possuí-los-ão; a tristeza e os queixumes fugirão”.
O Salvador que o povo de Israel espera está próximo, está sendo gestado no seio da Virgem e o povo sofrido espera ansioso e quando já vislumbra sua chegada, se alegra e se rejubila.
Também nós neste momento da história, neste mar de tragédias e sofrimentos, devemos erguer os nossos olhos aos céus e se alegrar, porque o menino Deus está próximo. Em duas semanas estaremos à porta do nascimento do menino Deus. Ele nos braços da Mãe já faz cumprir suas promessas, já realiza as promessas de seu Pai Misericordioso, que envia seu próprio Filho para nos salvar.
Como diz Tiago (5,7-10): Tende também vós paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.
Não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta.
Jesus mesmo esclarece as dúvidas de João Batista: (Mt 11, 2-11) "Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres.
Queridos irmãos e irmãs unionistas: Preparemos-nos para a chegada de Jesus, que é caminho, verdade e vida. Devemos nos espelhar em João Batista, que do Mestre recebeu elogios: “Sim, digo-vos eu, mais que um profeta. É dele que está escrito: ‘Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho’.
Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele".
Romulo e Márcia Romanato/ XIII Curso/SP