Vá em frente sem medo
"Mas Jesus logo lhes disse: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!”. ( Mateus 14, 27)"
Centenário do Congresso de Hoerde - 1919 / 2019
"Mas Jesus logo lhes disse: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!”. ( Mateus 14, 27)"
A hora é nossa de repetir aqueles primeiros passos dos Congregados. A determinação e o entusiasmo daquela geração de 1919 foi decisiva em Hoerde. O Pai Fundador os encorajava acompanhando, e os fazendo sentir amados por Deus e por sua Mãe Santíssima. O Congresso de Hoerde foi uma manifestação da vontade divina. O entusiasmo dos congressistas foi o principal esteio na sua realização. E hoje na celebração deste Centenário, o que nos encoraja na caminhada para os próximos 100 anos de Hoerde?
A "União Apostólica" como uma plantinha que fora semeada no caos de uma guerra, continua se alimentando da seiva que procede da Congregação e da fonte de Schoenstatt. Por isso, mostrou-se apta a ser transplantada em qualquer ambiente e em qualquer tempo. Desde sua germinação já responde às dificuldades pessoais e às dificuldades do tempo. Observem no relato de uma carta que o escritor dirigiu ao Padre Kentenich, comunicando- lhe sua adesão à Organização Externa:
"O motivo pelo qual ingressei na Organização Externa foi ver nela um meio excelente para a formação sistemática do caráter e da vontade. Por um lado, o descontentamento comigo mesmo, ao pensar em meu ideal sacerdotal; por outro, a deficiência de força de vontade urgia sempre com maior intensidade que desse um passo enérgico. Quem quer ser dirigente e exemplo para outros, já não deve somente ter lutado consigo mesmo, mas também conhecer a luta e a possibilidade de vitória? Por muito tempo tenho lutado. Será que o fiz bem? Na Organização, creio ter encontrado as armas certas, o meio que promete êxito, embora os primeiros trabalhos não indiquem grande vitória." (Pg 57 e 58 do Livro Congresso de Hoerde - 1919)
Embora sendo escrita durante a I Grande Guerra, a carta ainda reflete anseios tão atuais. Portanto, aceitar Hoerde é ter clareza de que não aspiramos a algo totalmente novo. A decisão de Hoerde foi bem clara:
"... mantemos firmes os ideais comprovados da Congregação, porém os levamos a situações diferentes, para ambiente fora de Schoenstatt." (Pg 24 do Livro Congresso de Hoerde - 1919)
Quem conhece Schoenstatt e sabe de sua origem e evolução, reconhece que cada comunidade é resultado de uma "porta aberta" e do livre "SIM" de alguém escolhido por Deus.
O Congresso de Hoerde foi uma porta que se abriu para a formação da "União Apostólica", mas dependeu do sim de Zeppenfeld junto com Fritz Ernst e Josef Fischer.
A atitude do Fundador de não comparecer ao Congresso, foi pedagógica no sentido de educá-los para livres decisões. A liberdade é o que nos impulsiona a seguir sem medo.
"Próximo do Congresso, Pe. Kentenich decide não o assistir para grande decepção dos organizadores que, ao receberem a notícia, quiseram suspendê-lo. Mas, definitivamente decidem realizá-lo ainda que Pe. Kentenich não o assista. Pe. Kentenich queria provar que eles realmente se comprometeriam com a nova fundação de forma autônoma." (Pg 19 do Livro HOERDE 1919 - Grandeza e Limites de um Congresso)
Assim como foi Luiz Zeppenfeld um jovem escolhido por Deus como elo para a formação de uma nova comunidade, também seremos amorosamente escolhidos como elos da mensagem da Aliança de Amor para o mundo.
Cada reunião de Curso, cada Encontro, cada apostolado, cada Curso novo, enfim cada missão que recebermos, serão manifestações da vontade divina e a expectativa de um "novo Hoerde", onde poderemos livremente caminhar no exercício do nosso "SIM".
Hoerde é uma grande prova de que somos muito amados por Deus. A MTA só nos pede que continuemos com amorosos passos.
Por isso, "Vá em frente sem medo "...
Sidônio e Claudia
Região SP - IX Curso da União de Famílias