02 de agosto de 2021

Círculo de Oração – agosto de 2021

No mês de agosto a Igreja Católica celebra no Brasil o mês vocacional
Círculo de Oração – agosto de 2021

                                   “União de Famílias, à luz do Tabor e guiada pelo Pai,

                                    transfigura hoje a realidade!”

                                        

“O Movimento não é, certamente, uma associação vocacional e, ter vocação para Schoenstatt não equivale a ter vocação religiosa. Um schoenstattiano tem, sim, um elevado grau de disponibilidade para responder ao chamado de Deus, se o receber.

Isso acontece simplesmente pelo fato de levar a sério seu cristianismo,

de ter decidido seguir incondicionalmente o Senhor” – Pe. Esteban Uriburu.

 

No mês de agosto a Igreja Católica celebra no Brasil o mês vocacional. Assim, a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica, sendo que no primeiro domingo comemora-se a vocação sacerdotal, no segundo domingo a vocação matrimonial, no terceiro a vocação religiosa e no quarto a vocação leiga.  

Lembremos que nossa primeira vocação, a mais importante, é a vocação à vida cristã para que cada vez mais, possamos ter consciência da nossa responsabilidade como cristãos, pois só assim poderemos viver bem o nosso chamado matrimonial.

Peçamos à Mãe, a graça de ter a clareza de João Luiz Pozzobon, de que ser de Schoenstatt é uma vocação: “aos 46 anos, a Mãe me chamou para seu Santuário, onde descobri minha vocação”.

Que cada um de nós possa também ter no coração: a Mãe me chamou para a União de Famílias, onde descobri minha vocação.

Santidade, um chamado a todo batizado, é vocação. Que a vida dos santos nos inspire na conquista da nossa santificação. Acompanhemos as datas das celebrações litúrgicas da nossa Igreja neste mês de agosto:

Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação dos Missionários Redentoristas (01) Memória de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, padroeiro dos párocos (04), Dedicação da Basílica Santa Maria Maior (05), Transfiguração do Senhor (06), Festa de São Lourenço, padroeiro dos diáconos (10), Memória de Santa Clara (11), Memória de Santa Dulce dos Pobres (13), Memória de São Maximiliano Maria Kolbe (14), Solenidade da Assunção da Virgem Maria (15), São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas (15), Memória de São Bernardo (20), Memória de São Pio X (21), Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina (23), Festa de São Bartolomeu (24), Memória de Santa Mônica (27), Memória de Santo Agostinho (28).

 

Algumas datas importantes que marcaram a história de Schoenstatt no mês de agosto:

04 de agosto de 1951 – Pe. Kentenich abençoa a “Campanha do Terço”, empreendida a partir do Santuário Tabor de Santa Maria;

06 de agosto de 1994 – Fundação da União de Famílias na Região São Paulo (Consagração do II Curso)

15 de agosto de 1931 – Fundação da Juventude Feminina;

20 de agosto de 1919 – Fundação da União Apostólica em Hoerde;

20 de agosto de 1920 – Fundação da Liga Apostólica;

20 de agosto de 1949 – coroação da Mãe Três Vezes Admirável como “Rainha da Filialidade Heróica” no Santuário Tabor de Santa Maria;

21 de agosto de 1942 – Pe. Francisco Reinisch é decapitado em Berlim.

 

“Caritas Christi urget nos: seja este a partir de agora o nosso grito de guerra, esse amor será o pulsar vivo de nossos corações, a força motriz, ‘fazer-se tudo para todos, para que todos sejam felizes’. Nós, na União sejamos irmãos, amemo-nos como irmãos e sejamos assim, exemplo e modelo para os outros. Bendito seja Deus”. (final da carta de Alois Zeppenfeld dirigida à sua seção, logo após o Congresso de Hoerde, em 15 novembro de 1919)                                                                           

Com esse mesmo amor, irradiado de Hoerde, rezemos nas seguintes intenções:

- Para que todas as pessoas acolham, de maneira livre, o chamado de Deus e entreguem-se de corpo e espírito para viver os planos que Ele tem preparado mesmo antes do seu nascimento;

- Para que novas vocações, conscientes da sua missão, floresçam no âmbito eclesial, religioso, leigo, matrimonial e, em especial, pelas vocações em nossa Comunidade;

- Por todas as famílias da União no Brasil, para que se conscientizem da “idéia predileta” que nosso Pai e Fundador as confiou, de se tornar um Tabor no qual a Mãe de Deus pode revelar suas glórias ao mundo;

- Pela proteção física e espiritual das famílias da União no Brasil e dos seus filhos;

- Pelas Direções, Dirigentes e Formadores da nossa Comunidade para que sejam impregnados pelo Sol do Tabor e inflamados pelo espírito de Hoerde;.

- Pela ação do Espírito Santo sobre a Direção Internacional da União de Famílias;

- Pela canonização do nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich;

- Por todos idosos e pelos seus cuidadores;

- Pelos cristãos perseguidos e pelos refugiados;

- Pelo Brasil e por seus governantes para que coloquem as necessidades do povo acima de seus interesses pessoais;

- Pelos desempregados para que busquem em São José a fé, a coragem e a confiança em Deus, para seguir em frente;

- Pelo fim da Pandemia, pelo êxito e eficácia das vacinas;

- Por todos os enfermos que estão hospitalizados, pelos que estão se recuperando em casa e pela alma daqueles que partiram para o lar eterno;

- Pelo fortalecimento físico e espiritual dos profissionais da área da saúde.

 

“Cristo Ressuscitado, te pedimos, te suplicamos: faz cessar essa tempestade, faz cessar essa Pandemia, tu que vencestes a morte”.

Rainha da Saúde, Clarifica-te nessa tempestade dos tempos.

Tu és nossa Rainha! Empunha o Cetro Mãe, mostra-te Vencedora!

 

 

 “À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.

 

 

Rainha da Saúde, Rainha da União de Famílias do Brasil,

torna-nos Famílias Santas do Pai, Tabor para o mundo”

 

Nosso ponto de encontro é diariamente, todas as noites, na Campanha: “de Terço nas mãos, venceremos a Pandemia”.

 

 

Direção da União de Famílias no Brasil

 

Clique para abrir o PDF