01 de setembro de 2021

Círculo de Oração – setembro de 2021

Na Igreja do Brasil, o mês de setembro é dedicado à Bíblia
Círculo de Oração – setembro de 2021

                            

 

                                   “União de Famílias, à luz do Tabor e guiada pelo Pai,

                                    transfigura hoje a realidade!”

 

“A Bíblia contém a Palavra de Deus, que é sempre atual e eficaz. Alguém disse: ‘O que aconteceria se usássemos a Bíblia como usamos o nosso celular?’. Se a levássemos sempre conosco; se voltássemos quando a esquecemos, se a abríssemos várias vezes por dia; se lêssemos as mensagens de Deus contidas na Bíblia como lemos as mensagens em nosso celular. Claramente a comparação é paradoxal, mas faz refletir”- Papa Francisco

 

Na Igreja do Brasil, o mês de setembro é dedicado à Bíblia com a finalidade de nos aproximar mais da Palavra de Deus para assim, poder vivê-la no nosso dia-a-dia.

Por que o mês de setembro? Porque neste mês se celebra a memória de São Jerônimo, grande biblista na história da   Igreja Católica: No ano 382, Pe. Jerônimo foi chamado pelo papa Dâmaso para ser seu secretário particular. Já em Roma, recebeu a incumbência de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico para o latim. Neste trabalho, ele dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia, em latim, se chamou "Vulgata" e se tornou oficial no Concílio de Trento.

Desde 1947, já se celebra o Dia da Bíblia em 30 de setembro, data de falecimento do santo (30 de setembro de 420 d.C.).

Que nossa Mãe nos ajude ter consciência e atitude das palavras ditas pelo Papa Francisco: "...a Palavra de Deus tem a força para derrotar Satanás. Por isso, é preciso conhecer bem, ler, meditar e assimilar a Bíblia"

 

03 de setembro – Morte do Pe. Albert Eise, em Dachau.

Pertenceu à geração fundadora da Obra Internacional e por muitos anos foi um grande apoio ao Pe. José Kentenich. 

Ele representa a quinta “Cruz Negra” que se encontra no monumento de heróis junto ao Santuário Original, marcando sua entrega de vida por Schoenstatt, como vivo e atual testemunho de vida e luta pela santidade através da sua vivência da Aliança de Amor. 

Grande deve ser nossa gratidão a ele, pois foi quem documentou o Rumo ao Céu, tão importante para todo Movimento de Schoenstatt. Enquanto Pe. Kentenich costurava colchões, ditava esse livro de orações, em versos, para Pe. Eise, que escrevia em folhas e, por algum tempo, se arriscava repassando essas correspondências clandestinas para fora do Campo.

Que Pe. Eise nos interceda a graça, de como ele, ter um grande amor a Maria e acreditar que vale a pena viver e morrer por um grande ideal.

 

Dia 7 de setembro, uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: A nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente do Império Português.

Que a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, interceda pelo povo brasileiro e inflame nosso coração schoenstatiano para empenharmos com mais ardor em tornar esse País num Tabor das glórias de Cristo e Maria.

 

Em, 10 de setembro completará 71 anos do início da Campanha da Mãe Peregrina (10 setembro de 1950), realizada pelo servo de Deus, João Luiz Pozzobon e, ao longo dos anos, abraçada por milhares de coordenadores e missionários, com a nobre missão de evangelizar as famílias.

Que, do lar eterno, ele possa interceder por todos que continuam a realizar a obra pela qual, com imenso amor, deu sua vida para que muitas famílias pudessem experimentar e vivenciar as graças do Santuário: abrigo espiritual, transformação interior e ardor apostólico.

Estimulados pelo exemplo do sr. João com seu espírito ligado à origem e com imenso ardor missionário, possamos também nós, procurar entender nossa missão dentro da União de Famílias e se entregar totalmente por ela.  

                         

Em 15 de setembro celebramos 53 anos do regresso do nosso Pai e Fundador ao Schoenstatt eterno (15 de setembro de 1968). Imploramos à nossa Mãe que interceda junto a Deus Pai a graça para que em breve, ele receba a honra dos altares. Que jamais deixemos de testemunhar sua pessoa e seu carisma e implorar:  

DÁ-NOS DE SEU FOGO! DÁ-NOS DE SEU ESPÍRITO DE FUNDADOR!

 

 FUNDAÇÃO DA UNIÃO DE FAMÍLIAS NO BRASIL

Para nós, Famílias da União no Brasil, 15 de setembro também é uma data muito importante, pois em 1993, aconteceu a Consagração do 1º Curso sendo assim, a Imensa gratidão aos nossos pioneiros, aos que estão conosco e aqueles que nos acompanham da eternidade. O “sim” de cada um de vocês e o exemplo de fidelidade e comprometimento, nos inspiram e provam que podemos sim, construir a Família Santa do Pai.

  •  
  • Principais datas celebradas pela Igreja no mês de setembro:

(03) Memória de São Gregório Magno, Papa e doutor da Igreja; (05) Memória de Santa Teresa de Calcutá; (06) Memória de São Zacarias; (08) Festa da Natividade de Nossa Senhora; (12) Memória do Santo Nome de Maria Santíssima; (13)        Memória de São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja; (14) Festa da EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ; (15) Memória de Nossa Senhora das Dores; (16) Memória dos Santos Cornélio (Papa) e Cipriano (bispo), mártires; (17) Memória de São Roberto Belarmino, doutor da Igreja; (18) Memória de São José de Cupertino, padroeiro dos estudantes; (19) Memória de Nossa Senhora de La Salette e São Januário; (20) Memória dos Santos André Kim Taegon, presbítero, Paulo Chong Hasang e Companheiros, mártires; (21) Festa de São Mateus, apóstolo e evangelista; (23) Memória de São Pio de Pietrelcina, presbítero; (24) Memória de Nossa Senhora das Mercês; (26) Memória de São Cosme e Damião, mártires; (27) Memória de São Vicente de Paulo, presbítero; (28)  Memória dos Santos Lourenço Ruiz e Companheiros, mártires e São Venceslau, mártir; (29) Festa dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael, Arcanjos; (30) Memória de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja.


Confiantes no cuidado maternal de nossa Mãe, rezemos nas seguintes intenções:

- Por todas as famílias da União no Brasil para que, em todas as ocasiões, busquem a Palavra de Deus e por ela se deixem guiar;

- Para que os Santos Arcanjos, acompanhem, protejam e intercedam pelas necessidades dos nossos filhos e de todos os casais da União de Famílias;

- Para que a consciência de fundador, plantada e cultivada na Fundação da União de Famílias no Brasil, seja conservada e perpetuada com ardor, a partir das Direções, Dirigentes e Formadores da nossa Comunidade;

- Para que a Rainha da União de Famílias desperte novos e autênticos corações para o aumento de vocações em nossa Comunidade;

- Pela Direção Internacional da União de Famílias para que seus corações mantenham-se sempre unidos e iluminados pelo Espírito Santo;

- Pela canonização do nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich e de seu “aluninho” João Luiz Pozzobon;

- Pela paz, conforto e segurança dos idosos e pela dedicação e paciência de seus cuidadores;

- Pelos cristãos perseguidos e pelos refugiados para que sejam fortalecidos na fé e sustentados pelo Espírito Santo;

- Pelos desempregados para que busquem em São José a fé, a coragem e a confiança em Deus, para seguir em frente;

- Que Maria, Rainha da Saúde, implore a Deus Pai o fim desta Pandemia e interceda as graças que nossa Comunidade necessita para enfrentar este difícil momento;

- Pelo aumento e revigoramento da fé daqueles que se encontram enfermos nos hospitais, e daqueles que estão se recuperando em casa;

- Por aqueles que partiram para o lar eterno e por todas as almas do purgatório para que alcancem a misericórdia de Deus;

- Para que os profissionais da área da saúde que sofrem as conseqüências desta Pandemia encontrem em Maria o abrigo espiritual e o caminho para a cura psicológica.

 

“Cristo Ressuscitado, te pedimos, te suplicamos: faz cessar essa tempestade, faz cessar essa Pandemia, tu que vencestes a morte”.

Rainha da Saúde, Clarifica-te nessa tempestade dos tempos.

Tu és nossa Rainha! Empunha o Cetro Mãe, mostra-te Vencedora!

 

 

 “À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.

 

 

Rainha da Saúde, Rainha da União de Famílias do Brasil,

torna-nos Famílias Santas do Pai, Tabor para o mundo”

 

Nosso ponto de encontro é diariamente, todas as noites, na Campanha: “de Terço nas mãos, venceremos a Pandemia”.

 

 

Direção da União de Famílias no Brasil

 

 

 

                                  

 

 

 

 

 

Clique para abrir o PDF