- Missões... escapar ou dar um sim heroico!
- Missões... escapar ou dar um sim heroico!
- Missões... escapar ou dar um sim heroico!
Missões... escapar ou dar um sim heroico!
Missões... escapar ou dar um sim heroico!
Missões... escapar ou dar um sim heroico!
Durante o Carnaval, o Grupo Missionário Magnificat, da Família de Schoenstatt de Curitiba, com muitos agregados de outras cidades do Brasil, missionou na cidade de Porto Amazonas, a 80 quilômetros do Santuário Tabor Magnificat, de onde foram enviados. A União de Famílias da Região Paraná esteve presente com cinco famílias, sob o lema: “Na alegria do Senhor, Família em missão!”
Falar sobre missões é uma coisa muito interessante. Missões é tipo aquele assunto que muitos cristãos "fogem", parece que assusta, pois o pensamento que vem é de outras igrejas batendo na nossa porta e, no fundo, sem admitirmos para nós mesmos, temos vergonha de sair batendo nas casas.
Até queremos servir a Jesus e falar Dele, mas de um jeito discreto. “Deste negócio de missões, eu escapo”!
E ainda podemos pensar nos sacrifícios que teremos que fazer. “Passo o ano todo trabalhando e chega o feriadão de carnaval... quatro dias onde posso ir para a praia, tomar uma cervejinha gelada no sol ou posso passar os quatro dias no sofá de casa, assistindo todas as séries na televisão que ainda não consegui assistir”... Ah, ainda penso que terei que acordar cedo, dormir tarde, visitar casar, rezar terços, participar de missas todos os dias!... vou dar um jeito de escapar, não vou dizer nunca que missões é ruim, vou incentivar a todos, mas eu não vou e, para não doer minha consciência, vou dar um jeito de arranjar algumas desculpas para meu ego, por exemplo: este ano trabalhei muito, tenho participado de muitos encontros, não tenho faltado nas reuniões do meu ramo ou comunidade, tenho ido à missa todo domingo, tenho até preenchido meu horário espiritual e estou lendo alguns livros... então, estou liberado das missões, não preciso ir e estou de consciência tranquila!”
Por outro lado se formos sinceros conosco mesmos, a palavra de Deus continua a nos incomodar: "...aquele que tiver vergonha de mim aqui na terra eu também terei vergonha dele lá no céu...", ou aquela outra passagem: "seja quente ou seja frio, mas se você for morno eu o vomitarei". E tem mais: "ide e pregai o evangelho a todo mundo!!” Podemos dar nossa resposta a Deus através das missões ou podemos fugir de Deus, mesmo que Ele corra atrás de nós, muitas vezes nos chama da forma simples, como através deste texto que lhe chama a missionar.
Tudo bem, deixa eu te acalmar: todo aquele que se diz cristão já teve dificuldade com missões. Sabe quanto tempo isto dura? Até participar da primeira missão... depois da primeira experiência, o "muro" que satanás construiu para nos assustar de uma das coisas mais lindas da vida cristã, cai por terra!! Nossos olhos se abrem e a partir daí missões fazem parte da vida nova do cristão, inclusive começamos a nos questionar se realmente éramos cristãos completos, pois fazer missões simplesmente quebra os corações mais duros e restaura o primeiro amor daqueles que já tinham corações abertos, Deus nos dá o prazer de experiências do alto, coisas que em uma vida de cristão normal não teremos, pois em uma vida normal temos experiências normais com Deus, mas em uma vida arrojada, despojada, lançada nas missões sem mesmo nos sentirmos capazes, aí sim, teremos oportunidade de experiências sobrenaturais com Deus.
Quando começamos a bater palmas nas casas, com a imagem da MTA na frente (nunca esqueça disto, a Mãe na frente), pode até ser que alguma pessoa se recuse a nos receber, mas é muito difícil, pois se batemos nas casas de protestantes, eles recebem com curiosidade os católicos fazendo missões, achando que era uma particularidade deles e, se batemos na casa de católicos, eles nos recebem com empolgação, pois até que enfim apareceu um católico no portão, normalmente eram os protestantes.
Então, meu irmão e minha irmã, eu não vou contar o que acontece, simplesmente você precisa experimentar. Deus pode proporcionar uma visita simples, normal, gostosa, o que já é realmente muito bom, mas também pode simplesmente "quebrar" seu coração, levar você a entender o plano Dele de uma forma que você nunca entendeu, pois ele sabe certinho colocar algumas famílias em nosso caminho que nos marcam para o resto de nossas vidas.
Você pode perguntar: mas eu fui levar a palavra de Deus e fui eu que saí transformado? Na verdade sim. Deus faz alguns verdadeiros milagres na família que você visitou e os faz com você também. Na verdade Deus não perde tempo, nós é que costumamos perder tempo buscando a comodidade nos feriadões.
E tem mais: o sinônimo das missões em Schoenstatt é a palavra alegria!! Momento de festa. Se você não quer perder a "festa" de carnaval e por isso foge das missões, saiba que talvez você não encontre outro lugar de tanta festa saudável como nas missões. Música, dança, alegria, festa, festa, festa... durante todos os dias de missões. Difícil de explicar, mas o espírito comunitário acontece como na igreja primitiva. Lembram daquela passagem: "vede como eles se amam"? Pronto, isto resume tudo. É tanta unidade que se transforma em uma festa constante. No fundo é a graça de Deus que, logicamente, jorra bem mais fácil em um baile cristão do que um baile do mundo. É... tem baile também numa das noites, você não sabia? Na verdade, a graça de Deus está presente em todos os momentos, desde os sacrifícios comunitários e até engraçados (com a falta de alguma coisa que depois se ajeita), como também nos momentos de oração e partilha, nas refeições e nas visitas às casas, é claro! Mesmo com chuva, as portas de Deus se abrem e o Pai Celeste não deixa de realizar suas maravilhas.
Nas Missões Familiares que aconteceram em Porto Amazonas, neste carnaval de 2015, o mais idoso tinha 83 anos, mas parecia um jovem e já disse que quer retornar no ano que vem. A mais nova tinha nove meses! Na Comunidade onde eu estava com minha família, o mais novo tinha dois anos e a mãe dele visitava as casas com ele no carrinho coberto com uma capa para ele não se molhar na chuva!
O que você faria se você fosse Deus? Conseguiria ficar sem retribuir tamanha disposição? Já ouviu falar em uma suave violência ao coração da Mãe de Deus ou do Pai do Céu? Pode ter certeza que este perfume do sacrifício das missões sobe ao coração de Deus que vê todas as coisas e se você quiser alegrar o coração de Deus, ame-o. Ame-o nas próximas missões de Schoenstatt. Reserve o próximo feriado de carnaval e diga para você mesmo: "Na próxima eu vou". Não é assim que fazemos quando queremos tirar férias, não reservamos os dias para nosso descanso? Não reservamos o hotel? Não reservamos a passagem de avião? Não reservamos, às vezes, muito dinheiro para nossa viagem ao exterior? Então, reserve seu coração e seus dias disponíveis para as próximas missões. É só aqui na terra que você tem oportunidade disto. No céu ninguém mais precisa ser salvo. Tomara que quando você chegue lá no céu, Deus possa lembrar você de todas as casas e pessoas que você missionou e influenciou para que também estivessem lá com você.
Pior seria Deus lhe mostrar todas as suas contas bancárias que ficaram na terra de tanto que você trabalhou, todos os seus carros e casas que ficaram por aqui, todos os seus desejos realizados aqui nesta vida passageira, todas as suas viagens de lazer, todo o seu conforto aqui na terra, o seu, seu, seu... Não seria muito melhor encontrarmos com todos aqueles que pudemos ajudar Deus a levar para o Céu?
O Papa Francisco espera o seu sim saindo às ruas, indo às periferias, ajudando o irmão! A Mãe de Deus espera o seu sim para viver a Aliança de Amor se doando ao próximo! Deus espera o seu sim, um sim heroico!
Edso Luiz Mocelin
XV Curso – UF – Curitiba/PR
"As Missões Familiares foram um momento de graças tanto para os missionários quanto para a cidade de Porto Amazonas. Fomos ao encontro de muitas pessoas em suas realidades. Em muitas casas fomos bem recebidos e éramos esperados, já em outras tivemos a oportunidade de conversar e mostrar um pouco o Deus que é amor e acolhida. Vivemos também momentos de partilha, de crescimento pessoal e de espírito profundamente comunitário, como nosso Pai Fundador desejava para sua Família de Schoenstatt.
Certamente os objetivos desse projeto foram alcançados, muito mais do que pudéssemos pretender, pois com a ação do Espírito Santo e com nossa Mãe e Rainha à frente tudo tornou-se uma verdadeira chuva de graças."
Ricardo e Franciane Wazen
Reitores das Missões Familiares em Porto Amazonas
XX Curso – UF – Curitiba/PR
"Durante as missões podemos viver um pouquinho do espirito das primeiras comunidades cristãs: a partilha, a presença, o tempo disponível para estar na presença de Deus, a evangelização porta a porta, a doação. Experiência que não se pode descrever, apenas viver!"
Hamilton e Janaína Silva
XV Curso – UF – Curitiba/PR