Envie seu testemunho
UF – 15º CURSO – CURITIBA – REGIÃO PARANÁ

Fazer parte da União de Famílias foi uma graça que recebemos e agradecemos sempre à Mãe por ter nos dado esse presente. Quando fomos convidados a fazer parte do primeiro curso em Curitiba, tínhamos muitas dúvidas se esta era realmente a nossa vocação e se tínhamos o perfil para a União. Mas com o passar tempo, fomos conhecendo melhor o Movimento, a nossa comunidade e confiantes aos sinais que Deus nos dava fomos nos convencendo de que era o que buscávamos para nossa família, para as nossas vidas. Toda a formação que temos e a convivência e troca de experiências com nossos irmãos de curso e de comunidade nos ajuda muito tanto no nosso crescimento espiritual como nas dificuldades do dia a dia, principalmente em relação a educação das nossas filhas, Júlia de 9 anos e Manoela de 5 anos. Hoje vivemos em Cali na Colômbia, mudamos em dezembro de 2013. Quando o Jean recebeu a proposta da empresa para assumir esta nova função, pensamos muito em como seria ficar longe de nossos parentes, nossos irmãos de curso, como seria a adaptação das crianças, mas confiantes de que eram os planos do Pai para a nossa família, aceitamos com a certeza de que seria para o nosso bem. Durante todo este tempo que estamos aqui sempre contamos com o apoio dos nossos irmãos e principalmente com as suas orações. Participamos das reuniões e encontros sempre que possível por Skype, o que nos faz sentir parte da família mesmo estando tão longe. Na Colômbia existem apenas dois Santuários e o Movimento não é muito conhecido. Em Cali quando chegamos existia apenas a Liga das Mães e a Campanha da Virgem Peregrina. Junto com mais três casais formamos um grupo de Liga e estamos em busca de mais casais para que possa crescer. Quem sabe esta não foi a missão que Deus nos deu por aqui!!! Em dezembro deste ano voltaremos para Curitiba, já estamos contando os dias. Mas quando pensamos em tudo o que vivemos desde que chegamos, percebemos o quanto aprendemos, estamos muito mais abertos a dizer Sim Pai a todos os planos de Deus para as nossas vidas e sempre com a certeza de que a Mãe cuidará de tudo.

JEAN E TATIANE DOTTO Curitiba/PR
22º Curso – UF – Região São Paulo

Iniciamos nossa caminhada no Movimento de Schoenstatt acompanhando nossos pais e, depois de casados, participamos durante alguns anos de Grupos da Liga de Famílias. Sentíamos uma grande vontade de fazer parte de uma comunidade que pudesse trazer mais elementos da espiritualidade Schoenstatt. Então, durante o Congresso de Outubro de 2010, fomos convidados a saber mais sobre a União de Famílias. Em maio de 2011 participamos das primeiras reuniões e em fevereiro de 2012 nosso curso (XXII) foi fundado. Na União encontramos muito mais do que um grupo que quer se aprofundar no entendimento de Schoenstatt, mas sim uma verdadeira família com membros que possuem ideais e ideias similares. Conseguimos perceber isto de forma palpável durante o Encontro Territorial em novembro de 2013 em Santa Maria/RS. Temos a convicção de que Schoenstatt é definitivamente a resposta que as famílias contemporâneas necessitam e a União é um instrumento eficaz para que o mundo seja Tabor. Nossas vidas têm mudado depois que começamos a participar da União de Famílias. Temos novas perspectivas para nossa família, queremos cultivar em nosso lar um ambiente alegre e sereno que possa transformar nossos filhos e a nós mesmos personalidades “livres, firmes e sacerdotais” através de nossos esforços de autoeducação, como nos ensina nosso Pai Fundador no Documento de Pré-Fundação. Em fevereiro de 2014 embarcamos em uma grande mudança para nossa família. Mudamos de Cotia/SP para Nova York, nos EUA, país onde nosso Pai Fundador ficou quatorze anos exilado. Inicialmente tínhamos dúvidas sobre como seria nossa participação no Curso dada a distância. Estamos participando virtualmente das reuniões e encontros, assim o Curso tem sido presença constante em nossas vidas, a cada reunião temos mais convicção de que a nossa vocação é para a União. Pedimos aos irmãos que nos leem que possam rezar por nós e que Deus e sua Querida Mãe confirmem nossa vocação e nossa missão em terras distantes. Muito obrigado!

Fábio e Vanessa Weizenmann Região São Paulo
Diego e Daniella – XXVI Curso da UF Curitiba– PR

“Na nossa opinião, nada acontece por acaso, mas sim de acordo com a vontade de Deus! E assim também iniciou a nossa caminhada em Schoenstatt... Há aproximadamente 8 anos, em um “feio dia” de maio, típico curitibano, fomos convidados, por um casal de amigos (Luiz e Daianna Lima – XV Curso UF) para participar de um almoço beneficente em “um tal Santuário de Schoenstatt”. Apesar do dia não tão motivador, como havíamos confirmado nossa presença, lá fomos nós! (OBS Daniella: Ao chegar lá, para a minha surpresa, aquela “Capelinha” era o lugar que, desde os meus 7 anos de idade, eu pedia para a minha Mãe me levar novamente, pois eu havia conhecido junto com uma prima do meu Pai, porém, nunca consegui voltar por não fazer idéia de onde ficava.) Já nesta visita, a graça do ACOLHIMENTO, tomou conta de nós! Como foi bom estar lá! O Céu já não parecia tão cinzento assim... No início eram apenas algumas visitas esporádicas ao Santuário, que ao seu final sempre deixavam um “gostinho de quero mais”, ou seja, já estávamos sendo TRANSFORMADOS... até que no final de 2011 fomos convidados a fazer parte de um novo grupo da Liga de Famílias que iniciaria em 2012. Convite aceito, começamos a participar das reuniões e perceber que dia a dia o ENVIO APOSTÓLICO tomava conta de nossas vidas e que este era o caminho que buscávamos para se “assemelhar” à Sagrada Família de Nazaré. Em 22 de Setembro de 2013, selamos a nossa Aliança de Amor com Maria. De lá para cá muitas graças e bênçãos já foram alcançadas, bem como alguns obstáculos foram enfrentados com muito menos sofrimento por sempre termos a Mãe Rainha intercedendo por nós e conduzindo o nosso caminho pelo trajeto menos tortuoso. Agora um novo chamado “bateu à nossa porta”, confessamos que de início ficamos um pouco “temerosos”, mas, o que temer quando temos a Mãe Soberana conduzindo a nossa vida? Nada! Então, convite aceito para subir mais um degrau em nossa caminha de fé, e aqui estamos nós sendo agraciados com a benção de poder fazer parte desta nova Família que se forma a partir de 21/03/2015, o XXVI Curso de União de Famílias. O que dizer sobre isso?! Que fazer parte da Família de Schoenstatt é, realmente, um presente de Deus! Presente este que não cansamos de agradecer, pois são inúmeros ensinamentos e pedagogias que ajudam e nos guiam para formar uma Família sólida e "do bem". Família Tolari Klimczak Diego e Daniella casados há 10 anos e, seus filhos, Douglas (2 anos) e Heitor que está a caminho. *ÜÜüü*

Diego e Daniella Curitiba/PR
Rogério e Daniela - XXIV Curso da União - PR

Querido Amigos!
Eu e e minha esposa, sempre buscamos ter Deus e Maria em nossas vidas, sempre nos sentimos acolhidos e protegidos, buscávamos algo a mais para a nossa vida e para a vida de nossos filhos. Como sempre a Mãe nos mostrou o caminho. Acreditamos que esse curso, possa nos dar base e sentido a nossa vida e a vida de nossos filhos. Nos sentimos previlegiados de fazer parte deste Curso. Obrigado a todos.

Oscar e Maria Inês Teixeira - II Curso da União -S

Saber o que queremos é muito importante e foi assim que começou nossa história. O namoro foi uma constante busca de viver em comunidade e de querer algo mais dentro da Igreja, aspecto que acentuou depois que casamos. Foi então que conhecemos Schoenstatt, e sem esperar, iniciamos na União de Famílias. Momento sagrado em nossa vida. Desde o primeiro instante sentimos que havíamos encontrado a Fonte. Assim, a União foi a cada dia nos encantando mais e confessamos que até hoje isso acontecesse pois ela se estende em cada pessoa que conhecemos dentro da Comunidade. Aprendemos através delas e nelas, amar a Mãe, o Santuário e nosso Pai e Fundador. Tivemos a graça de presentear essa herança aos nossos filhos. A União nos possibilitou exercitar a pedagogia de Schoenstatt, um mundo de ensinamentos que nosso Pai e Fundador nos propõe como estilo de vida, que nos levou a conhecer melhor todo nosso ser, um ao outro como casal e nos deu muita segurança para planejar e educar nossos filhos dentro de uma conduta ética, moral e religiosa. Assim, a formação dentro da União foi fundamental para a harmonia conjugal e nos mostrou como tomar decisões à luz da Providência Divina; nossos filhos puderam encontrar na Comunidade de Curso, mais exemplos de pessoas que buscam o mesmo ideal e isso os ajudou frente às correntes pós modernidade, sem se deixar arrastar pelas propostas do mundo. Desde pequenos os incentivamos a ingressar nos Pioneiros e permaneceram até sua Juventude. Isso nos ajudou muito pois partilhamos muitos pontos em comum. O que no início foi um desejo, hoje, podemos dizer com muita certeza que foi possível tornar realidade mesmo com tantas falhas e limitações da nossa parte. Não conseguimos viver sem a União. Amamos essa Comunidade que, exatamente neste mês de fevereiro, há 25 anos nela iniciamos.